Os benefícios do café (Dia Nacional do Café)
Hoje, dia 24 de Maio é comemorado o Dia Nacional do Café. ☕
E se por acaso você me acompanha a algum tempo já deve saber o quanto amo café, não é mesmo?!
Então preparo o cafezinho e vem ler o artigo da semana.
O Café no Brasil
O café faz parte da história do Brasil, isso não podemos negar.
A muito tempo atrás a nossa economia girava em torno dele e por isso o Brasil passou a ser conhecido mundialmente devido a sua produção.
Mas o café não é nativo daqui e já era consumido a muitos anos antes por outras populações, mas aqui ele foi introduzido no período da colonização e desde então faz parte do dia a dia do brasileiro.
Atualmente ainda somos os maiores produtores e exportadores de café no mundo portanto já vemos a sua importância socioeconômica.
E justamente por isso que comemoramos este dia pois é em Maio que se inicia a colheita de seus grãos.
Mas você sabia que o café possui muitos componentes químicos que são maravilhosos?
Os Benefícios e Cuidados com o Consumo do Café
O café é uma bebida rica em antioxidantes, como por exemplo a família dos polifenois que apresentam a capacidade de nos proteger do desenvolvimento de doenças.
Outro componente, e sem dúvidas o mais conhecido, é a cafeína. A cafeína é um estimulante natural responsável por nos deixar alerta e assim “dar energia” para realizar as atividades no dia a dia.
Mas o consumo deve sempre ser feito com moderação especialmente pelos indivíduos que possuem problemas cardíacos, as gestantes e crianças.
Além disso, caso sinta qualquer tipo de desconforto após o seu consumo não faça o uso. ⚠️
De acordo com a nossa legislação a dose diária recomenda é de 200 mg/dia de cafeína, variando sempre de acordo com os indivíduos e também o tipo de café, visto que alguns podem ter mais ou menos cafeína na composição.
Os Tipos de Café
Olha, são vários os tipos de cafés com aromas e sabores característicos que variam de acordo com a espécie, região de plantio, as condições ambientais, época de colheita entre outros.
E conhecer as características de cada tipo é importante pois cada pessoa tem uma preferência, assim você não precisa se arriscar em novos tipos que certamente não irão agradar o seu paladar.
Dentre os mais consumidos temos, por exemplo:
1. Espresso
É o cafezinho tradicional que encontramos nas padarias e que consiste no café puro feito sob pressão. Este método é um dos mais tradicionais que temos e além disso é um dos preferidos dos brasileiros.
2. Cappuccino
Vindo da Itália, o cappuccino é uma versão mais leve do café espresso pois é misturado ao leite vaporizado. Assim este leite irá conferir a espuma característica da bebida.
Nos supermercados encontramos variações do cappuccino sendo adicionado leite em pó, açúcar, achocolatado e canela, por exemplo.
3. Irish Coffee
Como o nome já da a entender este tipo de café tem origem Irlandesa no qual é adicionado uísque e além disso conta com uma camada de creme na superfície.
4. Latte
Também de origem italiana, o tipo latte é o famoso café com leite e que nós brasileiros conhecemos como pingado.
5. Macchiato
Esta versão é o café espresso que foi adoçado e adicionado juntamente a uma pequena porção de leite vaporizado.
6. Mocha
Este é um dos tipos mais gostosos pois é adicionado chocolate ao café espresso + leite vaporizado + a famosa espuma de leite + calda de chocolate.
E café com chocolate super combina, não é mesmo?
Existem outras versões quentes e geladas com essa iguaria. Aqui no site tem uma receita de frappuccino saudável e creme de café e cacau que são sensacionais, não deixe de conferir.
Ah, e além de bebidas ele é adicionado em preparações como sorvetes, bombons, bolos, pudins, brigadeiro, tortas, pães e até mesmo para temperar frango! Sensacional não é mesmo?
Dicas para o Consumo
- Consuma preferencialmente pelo período da manhã e reduza as quantidades ao longo do dia, pois ele pode atrapalhar a qualidade do sono;
- Evite adoçar, seja com açúcar ou adoçantes. Por isso adapte o seu paladar ao sabor natural da bebida;
- Se acaso não consiga ficar sem adoçar, comece diminuindo gradualmente a quantidade adicionada e teste consumir junto com o leite (sem adoçar);
- Evite o consumo após o almoço pois ele pode atrapalhar na absorção de alguns nutrientes, como o ferro. Assim espere pelo menos 1 hora;
- Certifique-se que a marca comprada possui o selo da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC);
- Sempre consuma dentro do prazo de validade.
Espero que você tenha gostado do post de hoje.
Um grande beijo e até a próxima semana ❤️
Referências
Abrahão, S. A. et al. Compostos bioativos e atividade antioxidante do café (Coffea arábica L.). 2010.
Alves, R. C.; Casa, S.; Oliveira, B. Benefícios do café na saúde: mito ou realidade?. 2009.
Associação Brasileira da Indústria de Café. 2020.
2 Comments
Babi
24 de maio de 2021 at 12:29
Amo capuccino!💖🙏
Gabriela Marcelino
25 de maio de 2021 at 14:21
Uma delíciaaa!! Ainda mais nesse friozinho!