Perder peso não é emagrecer
Você sabia que emagrecer e perder peso são duas coisas bem diferentes? Isso mesmo!
Pessoas com o objetivo de emagrecer acreditam que perder peso é o ponto principal do processo, mas quando pensamos em emagrecimento temos que analisar outros pontos fora o número da balança.
Perder peso x Emagrecer – qual a diferença?
O emagrecimento é um processo no qual ocorre a redução de gordura corporal, mas que nem sempre significa redução do número da balança.
Durante o emagrecimento é comum se perder gordura, mas também aumentar a sua massa magra e assim o peso em número continua o mesmo, mas a composição corporal está muito melhor.
Isso ocorre pois o corpo é formado por tecido adiposo (gordura), massa muscular, ossos, líquidos e órgãos.
Assim ao somar todos eles temos o peso que vemos na balança.
Diariamente este peso é alterado visto que o peso de gordura, massa muscular e os líquidos mudam conforme o que comemos, a prática de exercícios, uso de medicamentos entre outros.
Por isso que você não deve focar apenas no número da balança, pois ele não reflete a sua real composição.
Além disso no emagrecimento o objetivo também é a melhora de parâmetros bioquímicos, na saúde intestinal, no sono, na qualidade de vida entre outros pontos.
Por outro lado, perder peso não significa que você está perdendo gordura, especialmente quando feito por meio de dietas restritivas.
A curto prazo é possível observar a redução no número da balança, que em sua maioria das vezes é ocasionado pela perda de líquidos e massa muscular.
Mas enquanto isso a gordura continua a mesma e tende a aumentar após a restrição.
Além disso, durante a restrição não são observados a melhoria dos outros pontos vistos durante o emagrecimento.
Por isso, se o seu objetivo é a redução da gordura busque um nutricionista para fazer a sua avaliação completa e estabelecer a melhor estratégia pensando nos seus objetivos e respeitando as suas individualidades.
Dicas para emagrecer de forma saudável
1. Procure um nutricionista 👩⚕️
Como dito anteriormente, apenas o nutricionista é capacitado e habilitado para a prescrição de um plano alimentar pensado para você.
Por isso, busque orientação de um (e de preferência um que respeite as suas individualidades e sem terrorismos).
2. Melhore a qualidade da sua alimentação 🥝
Mudar a qualidade do que você come é um passo importante, pois uma alimentação rica em nutrientes e fibras vão aumentar a saciedade e como consequência reduzir o peso.
Por isso, priorize em sua alimentação alimentos in natura como frutas, vegetais, cereais integrais, boas fontes de proteínas e gorduras.
Além disso, diminua o consumo de ultraprocessados que são alimentos calóricos e pobres em nutrientes.
3. Se hidrate 💦
A hidratação é uma aliada no emagrecimento visto que pessoas desidratadas possuem a falsa sensação de fome e assim comem mais ao longo do dia.
Por isso, mantenha sempre por perto uma garrafinha de água e não deixe para beber apenas quando sentir sede.
4. Se exercite com regularidade 🏋️
Assim como a alimentação, a atividade física regular é importante para quem busca emagrecer (para todo mundo é importante na verdade rs).
Através da atividade física você irá perder a gordura corporal e ao mesmo tempo aumentar a sua massa magra.
Então se exercite o máximo de vezes que conseguir durante a semana e faça uma atividade que seja prazerosa para você.
5. Durma bem 😴
A qualidade do sono também reflete diretamente no emagrecimento, pois pessoas que dormem mal ou pouco são mais estressadas, não regulam os hormônios (especialmente os da saciedade e fome) e comem mais ao longo do dia.
Por isso, mantenha uma rotina com horários para dormir e acordar, crie um ambiente relaxante e evite ficar nas redes sociais pelo menos 1 hora antes de deitar.
Então espero que através do post de hoje eu tenha te esclarecido as diferenças entre emagrecimento e perda de peso.
Se acaso queira saber mais, veja o vídeo abaixo:
Um grande beijo e até a próxima semana ❤️