Os benefícios do ômega-3
Não é de hoje que a ciência estuda os benefícios do ômega-3 na saúde do homem, seja prevenindo ou auxiliando no tratamento de doenças, por exemplo.
O ômega-3 é um ácido graxo, ou seja um lipídeo, insaturado responsável pela saúde cerebral, transmissão dos impulsos nervosos e manutenção das membranas celulares.
Além disso, o seu consumo auxilia na redução de triglicerídeos, controle da hipertensão e glicemia, sendo um grande anti-inflamatório.
Nos alimentos pode ser encontrado em peixes, óleo de peixe, abacate, chia, linhaça e óleos vegetais, como por exemplo, o de milho.
E por não ser sintetizado no organismo o consumo via estes alimentos (e outras fontes) é fundamental, e assim por vezes é necessário a suplementação.
Vale a pena suplementar?
Depende! A suplementação sempre vai depender da necessidade de cada um, por isso é necessário analisar a alimentação e exames individuais.
Por mais inofensivo que pareça nunca faça a suplementação sem orientação.
O quanto consumir de ômega-3 diariamente
A quantidade diária a ser consumida depende muito de pessoa para pessoa e também fase da vida.
Estudos mostram que gestantes, puérperas e idosos devem ter uma maior atenção quanto ao consumo diário, sendo recomendo um pequeno aumento das doses.
Por isso, na dúvida sempre converse com o seu médico e nutricionista.
E a minha dica é: busque incluir mais alimentos que sejam fontes de ômega-3 no dia a dia e a manter outros hábitos saudáveis.
Então espero que tenha gostado do post de hoje e não deixe de me acompanhar no Instagram para ver dicas diárias.
Um beijo grande ❤️
Referências
Martin, C. A. et al. Ácidos graxos poliinsaturados ômega-3 e ômega-6: importância e ocorrência em alimentos. 2006.
Covington, M. B. Ômega-3 fatty acids. 2004.
Ebook – A vida além da dieta
Se você tem dificuldade em criar metas reais, planejar as refeições ou entender a sua fome este ebook é para você! Clique e saiba mais sobre ele.