Fome Oculta: você sabe o que é?
Você sabe o que é a fome oculta? Você sabia que neste momento você pode ter mas não ter ideia?
Por isso preste muita atenção no artigo de hoje para saber identifica-la e saiba o que fazer para elimina-la de vez da sua vida!
O que é a fome oculta
Em síntese a fome oculta corresponde a um estado de desnutrição do organismo causado pela carência de nutrientes.
É provável que ao pensar em desnutrição você tenha em mente a imagem de uma pessoa que não come e que está abaixo do peso não é mesmo?!
Porém, na fome oculta a desnutrição não é perceptível pois o individuo pode estar com o peso normal ou acima dele e mesmo assim estar desnutrido.
Isto ocorre geralmente em pessoas que tem o hábito de consumir alimentos altamente calóricos, mas que são pobres nutricionalmente.
Assim, a carência de nutrientes acontece, especialmente das vitaminas e minerais.
Além disso, é comum observar a presença da fome oculta em pessoas que fazem dietas restritivas durante longos períodos visto que não há o consumo adequado de nutrientes importantes.
Desta maneira a fome oculta passa despercebida pois não apresenta sinais visíveis e só nos damos conta de sua presença quando o organismo está comprometido.
Sintomas
Como dito anteriormente, a fome oculta dificilmente vai apresentar sinais visíveis em seu estágio inicial.
Mas um sinal que pode ser indicativo de sua presença é a fome constante, especialmente após uma grande refeição.
Isso ocorre pois os alimentos calóricos (industrializados) são pobres nutricionalmente. Assim o organismo sente a falta dos nutrientes e desencadeia novamente a sensação de fome em uma tentativa de adquiri-los.
Porém existem alguns sinais visíveis que podem ser indicativos de sua presença como por exemplo quedas de cabelos, unhas quebradiças, falta de memória, desânimo e gripes constantes.
Mas muitos destes sinais não causam preocupação e por isso a fome oculta é tão negligenciada.
Também é comum associar estes sintomas a falta de sono ou estresse do dia a dia e assim vai se deixando de lado a situação até chegar a um estado crítico.
Como identificar
A identificação feita precocemente é de vital importância para o correto tratamento e assim minimizar os danos ao organismo.
Este diagnóstico pode ser feito, por exemplo, por meio de exames laboratoriais que detectam as carências de determinados nutrientes.
Além disso outra forma é através da anamnese que pode ser feita por um nutricionista.
Ele irá identificar as possíveis carências nutricionais a partir da visualização da rotina alimentar do paciente e assim realizar as adequações em sua alimentação.
Por isso, sempre busque orientação de um profissional capacitado!
Os perigos da fome oculta
Então o organismo quando não tem os nutrientes necessários e em quantidades adequadas irá iniciar um estado de estresse.
Assim, muitas doenças por deficiência de micronutrientes podem acontecer como, por exemplo, hipovitaminose A ou anemia.
Mas na fome oculta também pode ser observado outras doenças como, por exemplo, as cardiovasculares e diabetes mellitus tipo 2 devido ao consumo em excesso de ultraprocessados.
Além disso, devido a maior sensação de fome frequente podem ocorrer episódios de compulsão alimentar que vão causar transtornos maiores.
Outro ponto negativo é que com a falta de micronutrientes o sistema imunológico é comprometido assim o individuo é mais susceptível ao desenvolvimento de doenças.
Tratando e prevenindo
Mas você sabia que para o tratamento e prevenção não tem muito segredo? Basta que você consuma COMIDA DE VERDADE!
Por isso, consuma mais:
- Frutas e hortaliças;
- Cereais Integrais (como por exemplo, aveia, quinoa, trigo e arroz integral);
- Boas fontes de proteínas (como por exemplo, as carnes, ovos e leguminosas)
- Boas fontes de gorduras (especialmente insaturadas, como por exemplo o azeite de oliva e castanhas);
- Muita água!
Uma alimentação equilibrada, variada e sem restrições é chave não apenas para a manutenção da saúde como também para a prevenção de doenças!
Em casos de extrema gravidade o uso de suplementos pode ser feito desde que seja recomendado por um profissional.
Além disso, o uso de suplementos deve ser feito por período de tempo específico e não como uma maneira de compensar a falta de alimentos de qualidade.
Por isso tenha mais atenção ao que você anda comendo e busque sempre alimentos que vão agregar a sua saúde.
Lembrando que não é preciso restringir alimentos que você gosta, mesmo que eles sejam ultraprocessados, afinal equilíbrio é tudo!
Um beijo grande e até a próxima semana! ❤️
Referências
Junqueira, A. H.; Peetz, M. S. Fome Oculta. 2001.