A importância da Comfort Food
Talvez comfort food possa ser um termo novo para você, mas eu tenho certeza que você tem a sua.
Por isso, no post de hoje vamos falar deste tema tão gostoso.
O que é comfort food
Este termo, em sua tradução livre significa “comida confortável” ou “comida que conforta” que nada mais é do que aquela sua comida afetiva, que lembra a infância, pessoas e momentos especiais.
Este termo surgiu a muitos anos lá nos Estados Unidos como uma maneira de trazer lembranças boas a uma época difícil marcada pelas guerras.
Sabe aquela comida que ao comer você consegue lembrar exatamente de momentos da infância, dos aromas, da sensação do lugar e te traz paz e bem-estar? Então essa é a sua comfort food.
Cada um de nós tem a sua comida afetiva preferida. No meu caso é o pão de queijo que me lembra Ilha Solteira, minha avó e finais de tarde tranquilos, por exemplo.
E o mais legal é que estas comidas em sua grande maioria são preparos simples pois usam ingredientes comuns do dia a dia.
Além disso, é comum observar que a busca por estes alimentos específicos ocorrem em momentos de estresse ou de isolamento, que é o que vem acontecendo desde o inicio da pandemia.
E estas comidas afetivas possuem grande importância em nossas vidas e por isso devem ser mantidas e respeitadas dentro de nossa alimentação.
Os tipos de comfort food
1. Comidas que são nostálgicas
Este é o tipo mais comum pois corresponde aquela ligada a um momento passado e te da saudade só de imaginar.
2. Comidas de indulgência/culpa
Geralmente são opções mais calóricas e consideradas “besteiras”, pois são ricas em gorduras e açúcares e despertam a sensação de bem-estar o que pode ocasionar um consumo compulsivo.
Por isso após o consumo é comum o sentimento de culpa.
3. Comidas de conveniência
São comidas rápidas e práticas, sendo comum a presença de ultraprocessados como aquele suco de saquinho que você tomava na infância, por exemplo.
4. Comidas de conforto físico
Aquelas comidas que trazem sensações físicas de bem-estar, como por exemplo o café que te deixa mais ligado e motivado.
A importância da comfort food
Em meio a correria do dia a dia, refeições feitas em 5 minutos, comidas prontas e congeladas e sem prestar atenção na refeição não temos mais aquelas sensações gostosas da infância.
Por isso, quando comemos uma comida afetiva além de relembrar momentos bons desaceleramos de nossa rotina e passamos a prestar mais atenção ao ato de comer.
Faça de todas as suas refeições uma comfort food
Você viu e certamente relembrou o prazer que é comer algo afetivo e que desperta todos os nossos sentidos.
Então por que não fazer as suas refeições diárias refletirem o mesmo sentimento em você?
Por isso, busque cozinhar mais, fazer aquela comida caseira rica em sabores e texturas e que estimulem os diferentes sentidos e possa te trazer sensações boas ao comer.
Uma dica é apostar em preparações simples e caseiras como bolos, tortas e massas, por exemplo, que são naturalmente comidas nostálgicas.
Também aposte em temperos naturais pois eles possuem aromas marcantes e que nos trazem bem-estar.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre o assunto me conta lá no Instagram qual é a sua Comfort Food.
Um beijo grande e até a próxima semana! ❤️
Referências
Mairesse, L. D. E. K. O conceito de comfort food entre dois tipos de estabelecimentos de alimentação na cidade de porto alegre. 2015.