Não foque apenas no peso
A preocupação com o peso é um dos grandes motivos que levam as pessoas a buscarem novos hábitos alimentares.
Porém, observa-se que esta busca ocorre por meio de dietas restritivas e soluções milagrosas, que são impraticáveis a longo prazo além de desenvolverem transtornos sérios.
Afinal, comer pouco não quer dizer que você irá eliminar a gordura desejada.
Lembre-se que o nosso corpo não funciona da maneira que nós queremos pois ele tem as suas necessidades e prioridades e a estética é a última delas.
Por isso no artigo de hoje vamos entender o por que você não deve se preocupar apenas com o seu peso e sim buscar uma melhor qualidade de vida.
Entenda o Peso
O nosso corpo é constituído por massa magra e gorda. A massa magra corresponde aos músculos, ossos e órgãos, enquanto que a gorda apenas pelo tecido adiposo.
Quando falamos em tecido adiposo temos que ter em mente que ele é necessário para o nosso corpo pois protege os órgãos, auxilia na preservação da temperatura e a síntese de hormônios.
Mas quando este se encontra em excesso pode levar ao desenvolvimento de doenças como a obesidade, doenças cardiovasculares e diabetes mellitus tipo 2.
Por isso, o controle do peso deve ser feito com o objetivo de aumentar o conteúdo de massa magra e deixar em quantidades adequadas a massa gorda.
Assim, quando avaliamos o peso de uma pessoa temos que levar em consideração o quanto temos de cada uma dessas massas e não verificar apenas o peso isoladamente.
O número que está na balança é apenas um número. A avaliação da composição corporal é muito mais importante!
A Influência das Mídias sobre o Peso
A mídia a anos propaga a ideia do corpo ideal no qual você deve ser magro, alto, sem celulites e perfeito em todos os aspectos estéticos por exemplo.
E por isso que essa fixação com o peso bate tão fundo nas pessoas. Afinal, todos querem se encaixar em um padrão e não ter críticas sobre a aparência.
E se preocupar com o peso e a aparência está tudo bem, afinal se algo não está do nosso agrado devemos sim buscar melhorar.
Mas é necessário buscar meios adequados e que não irão te fazer mal a longo prazo.
A preocupação exagerada com o peso, excesso de atividade física e dietas restritivas são gatilhos para o desenvolvimento de transtornos alimentares, por exemplo.
Assim um ciclo vicioso e perigoso será formado.
Restrição Gera Compulsão
Como dito anteriormente, as dietas restritivas são opções das quais as pessoas recorrem para atingir de maneira rápida o peso desejado.
Contudo, a restrição gera compulsão.
No momento em que restringimos o nosso corpo da quantidade de comida necessária e de seus nutrientes passamos a pensar mais e mais em comida.
Assim é criada uma relação perigosa com os alimentos, onde as pessoas passam a se tornar reféns do que comem.
Além disso, a permanência destas dietas restritivas se torna insustentável depois de um período e assim a relação com a comida só piora.
Por isso, se o seu objetivo é perder peso não faça dessas dietas o seu guia.
Quer Emagrecer? Confira o que fazer
Se você quer diminuir o seu peso em busca de uma melhor qualidade de vida e até mesmo por insatisfação estética a minha orientação é que você busque um profissional nutricionista para te auxiliar nesta caminhada.
É fundamental que durante o processo de emagrecimento você tenha um acompanhamento com quem entende do assunto e assim possa respeitar as suas necessidades e preferências.
Certamente ele irá readequar o seu consumo, mas garantindo com que você tenha acesso a todos os nutrientes necessários para a sua saúde.
Além disso é importante que você comece a entender os alimentos e o seu corpo, para que assim tenha autonomia em suas escolhas.
Lembre-se que não existem dietas milagrosas ou alimentos proibidos. Por isso busque uma alimentação saudável onde você possa ter liberdade sobre as suas escolhas.
Dicas para o emagrecimento saudável
- Tenha uma alimentação saudável e sem restrições, respeitando sempre as suas necessidades e preferências;
- Não se pese diariamente. Lembre-se que o peso é apenas um número e isoladamente não reflete a sua composição corporal;
- Não conte calorias. Coma aquilo que gosta sempre fazendo boas escolhas e respeitando as suas necessidades;
- Lembre-se que o emagrecimento é um caminho que deve ser feito gradativamente. Não faça desta caminhada uma tortura!
Espero que o artigo de hoje tenha te ajudado a entender um pouco mais sobre o nosso corpo.
Se quiser saber mais me acompanhe também no Instagram pois por lá eu compartilho muitas dicas diariamente que podem te ajudar nesta caminhada.
Um beijão e até a próxima semana! ❤️
Referências
De Oliveira, M. E. et al. Composição corporal em mulheres. 2019.
Pereira, M. G. R. Preocupação com o peso e prática de dietas por adolescentes. 2016.
Souto, S.; Ferro-Bucher, J. S. N. Práticas indiscriminadas de dietas de emagrecimento e o desenvolvimento de transtornos alimentares. 2006.