Manteiga ou Margarina?
Quem nunca na hora da compra se deparou com várias opções de manteiga e margarina e não sabia o que fazer?
Por serem visualmente semelhante é comum as pessoas acreditarem que a margarina é apenas a versão mais barata da manteiga, mas que no final são a mesma coisa.
Então o post de hoje vai esclarecer o que é cada uma delas.
Manteiga
A manteiga é um produto de origem ANIMAL sendo muito consumida nos lares brasileiros seja para acompanhar não apenas o pãozinho no café da manhã mas também muitas receitas.
Nos supermercados existem muitas variedades, como por exemplo:
1. Extra
A manteiga extra possui um teor de gorduras superior a 82% e acidez máxima de 3%, podendo ser encontrada nas versões com ou sem sal.
2. De primeira qualidade
Quando comparada a primeira opção, a manteiga de primeira qualidade possui um pouco menos de gorduras (até 80%) e acidez máxima de 8%, sendo também encontrada nas versões com ou sem sal.
3. Acidificada/fermentada
Possui um sabor mais marcante (puxado para o picante), a manteiga acidificada como o próprio nome já diz recebe a adição de bactérias acidas para ter esta característica.
Mas este tipo não é encontrado com tanta facilidade no Brasil.
4. Ghee
Esta é uma opção que ganhou destaque nos últimos anos pois foi abordada como uma alternativa mais saudável.
Contudo a manteiga ghee se difere das demais apenas quanto aos resíduos proteicos que são retirados durante a sua clarificação.
Mas muito se engana que é uma opção mais saudável, pois o teor de gorduras pouco se difere e o consumo deve ser feito com moderação assim como as demais opções.
Existem muitas outras opções de manteiga e até mesmo opções veganas que utilizam fontes vegetais para a sua produção.
Assim a escolha da melhor manteiga é muito pessoal dependendo de suas preferências e recursos financeiros para a compra, visto que há opções com preços muito superiores.
Como escolher a manteiga
Como dito, a escolha vai depender muito de suas preferências e realidade financeira. Porém, na hora da compra é importante observar alguns pontos como, por exemplo:
- Deve ser firme quando refrigerada e pastosa em temperatura ambiente;
- Textura lisa e uniforme;
- Coloração variando do amarelo claro ao mais escuro;
- Sem outras tonalidades de cor;
- Sabor suave.
Estes são pontos para assegurar que a manteiga se encontra adequada para o consumo, por isso sempre preste atenção.
Além disso, faça a leitura do rótulo para se certificar sobre a qualidade do produto.
E a gordura saturada?
Visto que é um produto de origem animal a manteiga possui gordura saturada em sua composição.
Mas antes de tudo saiba que nem todo tipo de gordura saturada é ruim e deve-se sempre levar em consideração todo o contexto da alimentação para saber se o consumo seria adequado.
Assim uma pessoa com uma alimentação equilibrada e com hábitos saudáveis (prática de atividade física, hidratação em dia, boa qualidade de sono, sem estresse..) o consumo de manteiga pode ser feito com tranquilidade.
Claro, sempre respeitando as necessidades individuais e adequando dentro da alimentação.
Margarina
A margarina é um produto de origem VEGETAL, e até a alguns anos atrás era feita a partir de um processo chamado de hidrogenação.
Na hidrogenação ocorre a transformação das gorduras insaturadas em gorduras trans, e assim a margarina fisicamente se assemelhava a manteiga.
Porém, o processo de hidrogenação já não é mais permitido e assim a margarina é feita a partir da interesterificação.
A interesterificação, ao contrário da hidrogenação, não forma as gorduras trans, mas apenas mudam a estrutura da gordura para que fisicamente ela ainda se assemelhe a manteiga.
Dessa forma seria uma alternativa “menos pior” para a saúde.
Contudo como é feita a partir de óleos vegetais refinados a margarina pode não ser uma opção tão interessante de se ter na alimentação.
Além disso, quanto a sua composição a margarina possui muitos outros ingredientes especialmente os aditivos alimentares, para aumentar a sua conservação, auxiliar na textura, coloração e sabor.
Mas afinal, manteiga ou margarina?
Nesta competição sem dúvidas quem é a vencedora é a manteiga.
Isso pelo simples motivo de ser um produto de fabricação mais natural quando comparado a margarina, que passa por muito processos na indústria.
Mas mesmo sendo a melhor opção não se esqueça que o consumo deve ser feito com moderação, visto que é uma fonte de gorduras.
Espero que o post de hoje tenha esclarecido as diferenças entre estes dois alimentos e assim você faça melhores escolhas durante as compras.
Um beijo e até a próxima semana! ❤️