Light, Diet ou Zero?
Quando as pessoas iniciam as mudanças na alimentação uma das primeiras coisas que fazem é comprar alimentos que sejam light, diet ou zero.
Mas você sabe o que cada um destes termos significa?
Será mesmo que alimentos com estes nomes são mais saudáveis e valem a pena serem inclusos na alimentação?
Então no post de hoje eu vou esclarecer sobre estes alimentos e te mostrar se compensa ou não inclui-los em seu dia a dia.
1. Light
Os alimentos light correspondem aqueles em que há redução de pelo menos 25% de um ou mais dos componentes presentes quando comparado ao original.
Então esta redução pode ser tanto dos açúcares, gorduras, calorias, sódio ou qualquer outro componente.
E ai que vem o pulo do gato, pois é importante você saber qual o componente que foi reduzido para ver se vale a pena ou não comprar.
Por exemplo, você quer um alimento que tenha menos gorduras mas nesse alimento light que quer comprar a quantidade de gorduras é a mesma e o que reduziu foram os açúcares.
Por isso, a leitura do rótulo é importante.
Caso tenha um alimento de referência ou similar faça a comparação, ou veja se no próprio rótulo se está sinalizada em que componente a redução foi feita.
2. Diet
Por outro lado os alimentos diet são isentos em um ou mais dos componentes. Ou seja, o componente foi retirado em totalidade da composição.
Assim, estes alimentos são indicados para quem tem algum tipo de restrição a um componente específico.
Por isso, são alimentos que tem fins especiais como, por exemplo, para os indivíduos diabéticos que devem evitar alimentos ricos em açúcar. Assim um alimento diet com retirada do açúcar pode ser uma opção.
Porém também é necessário a leitura do rótulo para certificar qual o componente que foi retirado e assim se encaixa em seu objetivo.
Além disso, outro detalhe importante é que os alimentos diet nem sempre são reduzidos em calorias. ⚠️
Isso ocorre pois quando é retirado um componente é feita a substituição com outro (seja acrescentando um novo ou aumentando um já presente) para que a qualidade daquele alimento não seja diminuída.
O comum de observar é que há uma compensação entre as gorduras e açúcares pois quando é retirado o açúcar, por exemplo, o conteúdo de gorduras aumenta e vice e versa.
Por isso, veja sempre se realmente é uma melhor opção estes produtos, já que financeiramente são mais caros.
3. Zero
São aqueles alimentos em que um componente foi retirado por total da sua composição, sendo obrigatório a especificação do componente no rótulo.
O que difere o zero do diet é que o zero geralmente terá um conteúdo de calorias inferior.
Porém, da mesma forma que o diet o alimento zero terá a compensação do componente retirado para não ter as suas características sensoriais, especialmente sabor e textura, modificados.
Você pode ver, por exemplo, que alimentos zero açúcar SEMPRE será adicionado algum tipo de edulcorante (adoçante). Assim, não é uma opção tão interessante já que vimos sobre estes adoçantes anteriormente.
Qual comprar?
Se o seu objetivo é uma alimentação de melhor qualidade você deve priorizar então o consumo de alimentos in natura ou minimamente processados.
Mesmo estes alimentos light, diet ou zero apresentando a redução ou isenção de um componente eles ainda são alimentos ultraprocessados.
Assim, também vão possuir outros ingredientes que não são interessantes de fazerem parte de sua rotina.
Aliás, grande parte dos alimentos que se encaixam nestas três categorias são falsos saudáveis, justamente devido a grande quantidade de ingredientes adicionados, especialmente aditivos alimentares e baixo valor nutricional.
Claro, existem exceções e cada caso é um caso. Mas de forma geral não invista rios de dinheiro nestes alimentos pensando que são opções 100% saudáveis.
Agora caso você tenha algum tipo de restrição alimentar busque as opções diet com a retirada daquele componente que não pode ser feito o consumo. Por isso leia atentamente o rótulo para não fazer escolhas erradas.
Por isso, é sempre importante buscar a orientação de um profissional nutricionista para ver o que melhor se encaixa diante de sua necessidade, realidade e preferências.
Um beijo e até a próxima ❤️
Referências
Conselho Federal de Nutricionistas. Entenda o que são produtos light e diet. 2017.
INMETRO. Produtos Diet e Light – Parte I – Produtos Diet.
Ministério da Saúde. Desmistificando dúvidas sobre alimentação e nutrição. 2016.