Dieta ou Reeducação Alimentar?
É comum as pessoas quando começam a mudar os hábitos alimentares começarem por meio de uma dieta (restritivas na maioria das vezes).
Quem nunca falou “estou de dieta, não posso comer carboidratos”? ou “não posso comer tal alimento pois agora estou fazendo dieta”.
Bom, eu tenho certeza que se você falou isso você também já sabe que no final não deu certo o seu objetivo.
Isso ocorre pois as dietas restritivas em sua maioria das vezes (mais de 95% das vezes) fracassam.
E este fracasso não tem nada a ver com a pessoa, mas sim pois estas dietas que restringem alimentos não são estratégias adequadas (e nem saudáveis).
Claro, que a primeiro momento quando você retira algo da sua alimentação você pode emagrecer, por exemplo. Mas a longo prazo é algo insustentável e nesse cenário entra a reeducação alimentar.
Por outro lado, a reeducação vem ensinar a como ter autonomia nas escolhas, ensina estratégias que sejam adequadas a realidade de cada um e sempre respeita as particularidades.
E por isso que reeducar a alimentação é um hábito que fica eterno na vida da pessoa e que irá trazer resultados permanentes.
Motivos para não fazer dieta e sim reeducação alimentar
1. Liberdade de escolha: ao aprender sobre os alimentos e conhecer o corpo você tem a liberdade para escolher aquilo que deseja comer.
2. Comer sem culpa: a sensação de ser livre para comer o que deseja e ter a noção que isoladamente um alimento não é bom e nem ruim permite com que você coma sem culpa aquele chocolate, o pãozinho com manteiga ou qualquer outro alimento.
3. Mudanças permanentes: estes aprendizados são constantes e você irá levar para o resto da vida, por isso as mudanças são permanentes na rotina.
4. Resultados reais: os resultados vão aparecer gradativamente conforme cada mudança vai acontecendo e por isso são resultados reais. Sem efeito sanfona e frustrações, pois você entende que tudo é um processo.
Entenda que mudar é um processo com seus altos e baixos, por isso não desista. Apenas continue!
Espero que você tenha gostado do artigo dessa semana!
Um beijo grande e até a próxima ❤️