Deixe o feijão de molho!
O feijão é uma das leguminosas mais consumidas no Brasil, mas você sabia que a prática de deixar de molho reflete em sua saúde?
Isso mesmo! Deixar o feijão de molho não serve apenas para deixar mais macio ou cozinhar mais rápido, mas sim existe um lado científico por trás e eu vou te contar!
O grupo das leguminosas (por exemplo, lentilha, grão-de-bico, favas e ervilhas) possuem componentes chamados fatores antinutricionais.
Estas substâncias atrapalham a absorção de nutrientes (especialmente vitaminas e minerais) e também causam desconfortos após o consumo (como, por exemplo, gases, sensação de estufamento e dores abdominais).
Dentre essas substâncias podemos citar os fitatos, oxalatos e oligossacarídeos (como a rafinose e estaquiose), por exemplo.
Deixar o feijão de molho faz com que essas substâncias sejam solubilizadas na água e as suas concentrações diminuem nos alimentos.
Por isso, se você não tem este hábito comece hoje mesmo a coloca-lo em sua rotina!
O tempo ideal é de 8 a 12 horas, se possível com uma troca de água neste período e antes de cozinhar lembrar de descartar a água e usar uma nova. ✅
Então espero que tenha gostado da dica de hoje!
Ebook – A vida além da dieta
Se você tem dificuldade em criar metas reais, planejar as refeições ou entender a sua fome este ebook é para você! Clique e saiba mais sobre ele.